101: Funções de Oficiais : Coordenador e Narrador

-Introdução-

A Sociedade do Olho da Mente é um grupo de pessoas com gostos em comum, os fãs do Mundo das Trevas que gostam de se reunir socialmente, e também interpretar seus personagens favoritos por algumas horas por mês.  Com dezenas de jogadores localmente e milhares em todo o mundo, pode ser uma grande carga de trabalho organizar locais de reuniões, gerenciar fichas de personagem, pensar em plots envolventes e também definir recompensas por um bom serviço para o clube.

Por esse motivo, a SOM criou uma divisão de responsabilidades – uma ala de Narração e uma ala de Coordenação.  Ou ramos. Ou escritórios.  Seja qual for o jargão que você queira usar, as funções de executar os jogos que jogamos e ter certeza que nós temos um lugar para jogá-los são separadas, e por boas razões.

Este documento deve ajudá-lo a compreender as diferenças entre os escritórios em termos de tarefas, responsabilidades e como e quando se aproximar dos oficiais em ambas as divisões.

 

-O Narrador-

Este é o trabalho mais fácil de descrever, por isso, começamos com ele.  Muitos jogadores que são novos para este hobby de LARP chegam a partir de jogos de RPG de mesa numa escala bem menor.  Talvez de um hack-and-slash de masmorras, um cyber high-tech… ou um dos gêneros do Mundo das Trevas.  Em volta daquela mesa estavam vários jogadores e um que foi acordado por todos como o grande árbitro, mestre da dungeon/game master ou Narrador.

Esta é a pessoa que define o palco, retrata os NPCs necessários, define regras e  ajuda a conduzir o entretenimento da noite dando aos jogadores um enredo desafiador e envolvente.  O Narrador (também utilizamos a sigla ST) premia os PCs com espólios e pontos de experiência, outras buscas, missões e outros tipos de plots.  Ele lida com o desenvolvimento dos PCs, fornecendo meios para atingir uma classe de prestígio de personagem ou de desenvolver alguma magia.

Então, todo mundo volta para suas vidas mundanas e tristes até o próximo jogo.

Isso é muito parecido com o Narrador na SOM.  O ST e sua equipe preparam o jogo de uma noite para os jogadores desfrutarem.  Entre os jogos, ele cuida de ações de downtime, bem como a aquisição ou o desenvolvimento de itens ou características especiais como por exemplo Linhagens raras, geralmente entrando no Banco de Aprovações para responder a todos os pedidos de lá.

O Narrador também verifica a atividade dos PCs para se certificar de que as características escolhidas estão dentro das regras, e que os jogadores não estão usando informações seu PC não teria dentro do jogo.  O Narrador tem certos poderes para tomar medidas corretivas sobre estes e outros aspectos, mas esse poderes se limitam a forma como os jogadores movem seus PCs em todo o jogo, não necessariamente entre os próprios jogadores.

Trabalho principal do Narrador está em executar um jogo divertido durante a duração do seu mandato, e então preparar o próximo Narrador para sua vez.  Sim, como num jogo de mesa amigável, a SOM permite e até estimula uma rotação de Narradores, para manter as coisas frescas e evitar o esgotamento do Narrador.  Isso não é obrigatório, mas mesmo o mais apaixonado dos Narradores pode aproveitar um tempo de folga.

O Narrador é o oficial que você vai ter contato na maior parte do tempo na SOM, se as coisas funcionam bem e você é um jogador casual.  Quando as coisas não vão tão bem, ou conforme você ganhar um interesse em ter mais envolvimento com a Sociedade do Olho da Mente, você vai começar a encontrar o lado logístico do Clube …

 

-O Coordenador-

Esta é a pessoa que procura ter a certeza de que haja uma mesa para se jogar, por assim dizer.  O coordenador é responsável por garantir um local de jogos que seja seguro e confortável para os jogadores, monitorar as atividades dos jogadores e recompensar o espirito de comunidade ao se certificar de que os problemas entre os jogadores são tratados de forma justa.

O Narrador tem poder para corrigir o mau jogo, e o Coordenador tem o poder de recompensar o bom senso de comunidade e lidar com o mau.  Se um jogador está atrapalhando em um evento (um jogo, evento social ou de qualquer outro tipo), o Coordenador é aquele que sempre é chamado para lidar com a situação.  O Coordenador pode enviar jogadores para casa por esta e outras razões.  Se alguma coisa acontece entre dois jogadores durante o tempo entre os jogos (por exemplo, uma discussão desagradável ou algum outro tipo de conflito), o Coordenador é quem que vai dialogar com os associados para se certificar de que ambos, e todos os outros, aproveitem da melhor forma o que a SOM tem para oferecer.

Dentro de seus parâmetros, um Coordenador é responsável por distribuir as recompensas pelo serviço prestado para o Clube.  O sistema de Prestigio é detalhado em outro lugar, e é o Coordenador quem determina a premiação.  Quando um jogador acumula pontos suficientes, ele procura o Coordenador para receber sua premiação de Classe de Associado.  (Certifique-se de lembrar que é responsabilidade do jogador manter seus próprios registros de prestígio, uma vez que ele seja concedido.)  Por outro lado, é o Coordenador quem pode tirar estes pontos, se as regras do Clube forem quebradas.

Outra coisa especial que o Coordenador faz é planejar eventos sociais.  Estes são momentos em que os associados dos jogos “tiram suas presas” e apenas se divertem sendo eles mesmos.  Aniversário ou uma festa num feriado são ocasiões para colocar de lado as intrigas da Corte, e quem quer falar sobre sua outra vida como uma fada quando finais da Libertadores estão acontecendo?  Não é necessariamente um Coordenador que planeja esses eventos, mas ele deve estar ciente e em ultima instância têm a palavra final se algum outro associado planeja um evento que será considerado oficial.  Consulte o Manual do Associado para obter mais detalhes sobre o que faz de um evento social parte do Clube.

 

-As Diferenças-

Algumas pessoas podem se perguntar por que temos essa divisão.  Quem já tentou executar um grande jogo, mesmo de mesa, sabe que pode ser uma tarefa árdua ter certeza que existe um jogo divertido para jogar, em um lugar seguro e confortável, e que todos na mesa se comportem civilmente, especialmente quando as coisas tornam-se tensas no jogo.

A SOM divide essas responsabilidades para permitir que associados que se destaquem em uma área não sejam atrapalhados com os detalhes da outra.  Durante seu tempo no MES, você vai descobrir que lado, se quiser, você tem as habilidades para realizar – talvez as duas coisas!

Não seria inédito para um Coordenador para ser também um Narrador, embora muitas vezes não no mesmo nível hierárquico do Clube.  O Coordenador de Domínio pode ser o seu VST de Máscara, ou a seu ANST Apocalipse poderia ser a pessoa que conta o seu Prestígio como seu Coordenador de Capítulo.

 

-Quem Contactar-

Novos e velhos jogadores vão precisar entrar em contato com oficiais do clube durante o seu tempo como associados da SOM.  Quem eles devem entrar em contato depende da natureza da sua questão.

Listado em tópicos, aqui está superficialmente quem você deve entrar em contato sobre o que:

Narrador

  • Você criou um personagem que você gostaria de jogar
  • Você escreveu um enredo legal para um jogo e quer executá-lo para os outros
  • Você deseja enviar o seu PC para seguir Grax o Desprezível para os esgotos
  • O seu e de outro PC estão envolvidos em algum divertimento jovial

Coordenador

  • Você quer receber o reconhecimento pela limpeza do local de jogo ou outras atividades relacionadas ao jogo
  • Você foi abordado por outro jogador de uma maneira que fez você se sentir desconfortável
  • Você tem uma necessidade especial no local do jogo (por exemplo – alergia à fumaça de cigarro)
  • Você quer hospedar um evento social para assistir Guerra dos Tronos ™

 

-Conclusão-

 

A Sociedade do Olho da Mente é uma grande organização.  Entidades assim muitas vezes exigem especialização e distribuição de tarefas para garantir que tudo corra bem.  A divisão entre a logística e a estória tem funcionado bem para nós e espero que funcione bem para você.