109: Traduzindo Habilidades Diárias de Trabalho em Habilidades de Cargos da SOM

Introdução

Este documento destina-se a ajudar os oficiais a entender como aplicar suas habilidades de trabalho do dia a dia com o seu trabalho como parte da incrível equipe de voluntários da Sociedade do Olho da Mente.

É importante entender que na maioria dos casos, voluntariar-se para uma posição oficial na Sociedade do Olho da Mente é como aceitar qualquer outro trabalho.  Você assume um papel com tarefas e deveres, e você executa esse trabalho para alcançar um resultado desejado.  No entanto, ao contrário de seu trabalho do dia a dia, um voluntário é alguém que, por sua própria vontade, pediu para ajudar uma pessoa ou pessoas a alcançar um objetivo, sem qualquer pensamento sobre recompensa.  Você pode ver exemplos de pessoas se voluntariando durante as férias para coletar doações, ou até mesmo vê-los dentro de seu local de trabalho onde alguém se ofereceu para ficar até mais tarde e terminar um projeto. Todas essas pessoas têm uma coisa em comum: eles estão assumindo uma tarefa difícil para pouco ganho pessoal, além do conhecimento que eles doaram tempo e esforço em prol de uma boa causa.  Já foi dito que o sentido da vida é dar mais do que você ganha, e o espírito do voluntariado é exatamente esse.

No entanto, algumas das tarefas que vêm junto com cargos oficiais demandam um pouco mais de habilidade e prudência que um voluntário comum geralmente exige, como um trabalho físico por exemplo.  Nosso clube precisa de Narradores que devem ser criativos e adaptáveis, Coordenadores com boa organização e habilidades sociais, e uma miríade de outros oficiais com uma variedade de habilidades que podem ajudam o nosso clube a funcionar.  Se você está preocupado que você pode não ter as habilidades necessárias para assumir esses cargos, então estamos felizes em dizer que você vai se surpreender ao saber que, em todos os trabalhos que você já realizou, é provável que você já desenvolveu essas habilidades importantes.  Na próxima seção, vamos procurar identificar quais são essas habilidades, e como elas se relacionam entre o seu trabalho do dia a dia e os cargos da Sociedade do Olho da Mente.

Habilidades Compatíveis

Cada posição de voluntário na Sociedade do Olho da Mente tem os mesmos requisitos de habilidades primárias que muitos postos de trabalho também exigem.  Nesta seção, vamos dar uma olhada nos elementos básicos de habilidades de trabalho para cada profissão, e discutir como traze-las para a Sociedade do Olho da Mente.   Aqui temos uma lista dessas habilidades e mais informações sobre elas:

Comunicação – Todo dia você falar com alguém, seja o seu chefe, seus colegas de trabalho, ou um cliente.  Essa capacidade de se aproximar de outras pessoas e compartilhar seus pensamentos, desejos e necessidades é a habilidade principal para qualquer trabalho.  Em todos os aspectos da SOM, contamos com a comunicação, seja ela em relatórios mensais, ou apenas transmitir uma idéia ou história para os outros associados.

Indústria – Quando falamos de indústria falamos sobre a capacidade de executar o trabalho em tempo hábil, e fazê-lo de forma eficiente.  Todo trabalho tem determinadas tarefas e deveres associados, e prazos dentro dos quais elas devem ser concluídas.  pode ser desde deixar pratos lavados em um restaurante, para que possam servir comida no dia seguinte, ou produzir um relatório para a revisão fiscal de um órgão do governo.  Do mesmo modo, cada um dos cargos dentro da SOM tem associado deveres e atribuições que precisam ser concluídas em tempo hábil.

Criatividade – Em todo trabalho existem perguntas que surgem, e tarefas que aparecem sem que estivéssemos cientes antes.  Mesmo trabalhos com objetivos bem definidos, um encanador pode encontrar uma nova e melhor maneira de consertar um cano furado, ou uma secretária pode descobrir uma nova maneira de fornecer informações para os outros funcionários.  Oficiais da Sociedade do Olho da Mente estão sempre chegando com novas idéias sobre como se divertir mais e trazer os melhores resultados.  Um coordenador pode encontrar uma maneira melhor de fazer auditorias de Prestígio, ou um Narrador vai encontrar uma melhor maneira de transmitir as suas ideias aos jogadores.  Um pouco de imaginação e suor podem trazer resultados surpreendentes.

Adaptabilidade – Todo trabalho tem problemas.  Materiais não chegam a tempo e você teve que se virar, ou um cliente muda seu pedido no meio da produção e você teve que encontrar uma maneira de mudar o que já está encaminhado para alguma outra coisa, ou talvez um relatório que está programado para daqui a três semanas de repente é necessário para uma auditoria agora e você tem que reorganizar sua agenda para fazê-lo.  Talvez alguém tenha ficado doente e você tem que encontrar uma maneira de cobrir o turno, ou talvez apenas uma coisa simples como descobrir que o chefe quer que algo seja feito um pouco diferente e descobrir como fazê-lo.  Aprender o que você puder sobre um assunto e encontrar uma maneira de fazê-lo funcionar é uma habilidade que todos nós já fizemos, e é uma habilidade que é usada todos os dias na SOM.  As coisas aparecem e você terá que estar preparado para receber e lidar com elas.  Um Narrador, por exemplo, poderia ter planejado todo o seu jogo e pensado em todos os caminhos possíveis que os jogadores poderiam andar para seu objetivo, mas, de repente, eles aparecem com algo que ele não tinha pensado ou eles andam completamente na direção errada.  Em vez de apenas dizer-lhes não, ele pega o que estão fazendo e coloca isso a seu favor, usando a nova informação para construir uma história ainda mais empolgante.  Ao tomar uma nova idéia e fazê-la funcionar, apesar dos problemas, aprendemos a ser adaptáveis.

Gestão do Tempo – Este é um item que todo mundo precisa, e é relevante em todos os itens anteriores.  Em todo trabalho temos coisas que precisam ser feitas, algumas delas no mesmo período de tempo, mas sem um pouco de planejamento tudo vai desmoronar.  Quando você está trabalhando em uma cozinha e você tem dez itens para cozinhar, você não fazê-los um de cada vez, mas você joga o bolinho no forno e começar a fazer a cobertura.  Se você começar a cobertura primeiro e depois assar o bolo, então sua cobertura vai estar fria antes do bolo estar pronto.  Se você tem um relatório para fazer, e para fazer cópias, um trabalhador eficiente iria começar as cópias e terminar o relatório enquanto está esperando para o trabalho terminar.Diversos cargos tem coisas que precisam ser feitas de forma semelhante, seja colocando plotkits a cada mês, o planejamento e criação de eventos, ou simplesmente gestão do tempo de seus jogadores durante a execução de um jogo, assim todos estão ocupados e se divertido.  Todo mundo já teve experiência com o planejamento de seu dia para ser o mais produtivo, e é uma habilidade que qualquer posição exige.   Na verdade, é tão importante que um documento inteiro de Gestão de Tempo é encontrado na seção 100s da nossa Educação de Oficiais.

Competências Técnicas e Experiência

Muitas posições administrativas em nosso clube também precisam ser preenchidas por associados que receberam um treinamento especial e com experiência técnica também. Trabalhos como o nosso pessoal de Web Design são especialistas em linguagens de programação como o XHTML, Javascript e CSS.  Nossa equipe jurídica é composta de advogados.  Em muitos casos, o conhecimento técnico e experiência é requisito para atender as necessidades do cargo.  Estas chamadas de voluntariado são muitas vezes enviadas para os grupos de e-mail gerais para procurar associados que estão disponíveis para serem voluntários por algum tempo e que tenham essas habilidades específicas, e muitos novos projetos surgem com oportunidades para alguém entrar.

Existem também cargos que requerem alguma experiência que pode ser adquirida através do trabalho em cargos menores em nosso clube.  Um associado que não tem certeza de como ser um Coordenador pode assumir uma posição de assistente de Coordenador e aprender com o Coordenador atual sobre o que o trabalho exige.  A mesma experiência vale como trabalho para tornar-se um Narrador ou preencher alguns dos cargos administrativos.  Com um pouco de tempo e dedicação ao clube, mais oportunidades de voluntariado que antes estavam fora de alcance, de repente, podem estar bem ao seu alcance.

Conclusão

Não importa o que você faz na vida, a Sociedade do Olho da Mente pode usar seus talentos.  Seja como um Coordenador, um Narrador, um escritor de plots, ou um planejador de eventos.  Você pode se voluntariar para distribuir panfletos, ou agir como uma ponte entre grupos durante o planejamento para um grande evento.  Se você sempre quis oferecer-se para um escritório na SOM, não tenha medo de tentar.  Leia sobre os outros documentos de educação na série 100, aprenda um pouco sobre o que é preciso, e lembre-se que você provavelmente já aprendeu essas habilidades, é só uma questão de aplicá-las.